Microempresas rurais baianos usam smartphones para acessar a web
Em estudo divulgado nesta terça-feira (25), Dia do Produtor Rural, o Sebrae mostra que 45% dos donos de microempresas rurais da Bahia usam smartphones para acessar a web. Os principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem à internet no seu negócio rural são: uso de email (77,4%); pesquisa de preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%). A pesquisa nacional foi feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Esse processo de modernização contribui de forma significativa para aumento da produtividade e da gestão profissional nos empreendimentos baianos. É o caso da empresária Cecília Gomes, da marca Amado Cacau, em Ilhéus, que desde 2015, quando iniciou o seu negócio, utiliza smartphone para acesso ao e-mail institucional, ao site e às redes sociais (Instagram e Facebook).
São recursos fundamentais, que segundo ela, otimizam o seu negócio, com a comercialização de 10 produtos de chocolate e derivados do cacau. Além dos pontos de vendas fixos em Ilhéus, Salvador e São Paulo e a comercialização em feiras e festivais, Cecília revela que faz venda direta ao consumidor através de contato telefônico ou redes sociais. "As vendas que faço pelo WhatsApp é o que mais funciona hoje. Até o contato que faço para ter acesso aos pontos de vendas é via celular".
Já o proprietário da marca República do Cacau, José Brandt Filho utiliza o smartphone para publicações da sua empresa nas redes sociais (Instagram e Facebook) e para ligações. Segundo ele, até final deste ano, estará investindo no comércio eletrônico (e-commerce) através do site da empresa para impulsionar as vendas de chocolate de origem e nib's de cacau. "Antes de iniciar as vendas online, estou organizando a produção da empresa para atender a demanda de público, que é diversa. Além disso, temos que viabilizar a logística de entrega".
“O momento atual exige esse alinhamento com as novas tecnologias, o que favorece no acesso a informações para tomada de decisões, melhoria das boas práticas de gestão, acesso a novos nichos de mercado, entre outras vantagens competitivas”, detalha a coordenadora de Agronegócios da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Adriana Moura. O Sebrae contribui para aproximar o produtor rural desses conteúdos, por meio de soluções a distância (cursos e consultorias), público que, só na Bahia, já soma cerca de 586 mil produtores rurais (incluídos os da agricultura familiar), correspondendo a 13% do país, segundo dados do IBGE.